sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Sucumbimos instintos- O grilo e a naja.

Se você prende um grilo num copo com a boca pra cima e coloca uma folha de papel sobre a boca, este grilo vai batendo na folha várias vezes tentando fugir até um momento que ele desiste. A partir do momento que ele desiste você pode tirar a folha de papel que ele nunca mais tentará sair e provavelmente morrerá no copo aberto.
Da mesma forma uma naja quando é treinada para apresentações com a flauta, ela é preparada de forma interessante. A cobra ainda selvagem e predadora é colocada num cesto fechado, quando o cesto é aberto ela vem vorazmente para fora para atacar, neste momento é surpreendida por uma pequena varada na cabeça dada pelo treinador fazendo que ela volte imediatamente para o cesto e fechado ainda meio tonta. O ciclo é repetido varias vezes até um momento em que a cobra perde o seu instinto de ataque. A partir deste momento na abertura do cesto ela sai somente se equilibrando e se defendendo, mesmo que nunca mais seja atacada novamente. Nunca mais a cobra será selvagem novamente. Jamais ela atacará e acabará seus dias domesticada.
Se até os bichos que naturalmente seguem seus instintos caem nestas armadilhas imaginem nós que há muito já perdemos nossos instintos selvagens e nos tornamos um produto de mudanças culturais e sociais ao longo dos tempos.

Nenhum comentário: