terça-feira, 6 de janeiro de 2009

4º Vídeo. A Floresta sangra & Lábrea

Andar pela Floresta Amazônica é um grande presente pelas belezas e pelas sensações que ela provoca. Há sempre um grande mistério ou uma surpresa a cada curva da estrada. Pena que nem sempre essas surpresas sejam agradáveis. O desmatamento visto é algo chocante e impressionante (negativamente).
Em todo canto que se anda há sinais do desmatamento, de queimadas e do total descontrole em proteger a Amazônia. Como brasileiro decepciona saber que temos tamanho patrimônio e que aos poucos ele se vai queimando no meio da grande nuvem de fumaça que se forma.

Neste vídeo há também a chegada a Lábrea, ultima cidade da Transamazônica. Um caminho complicadíssimo em que foi preciso cruzar quatro balsas e depois voltar embaixo de chuva numa estrada extremamente escorregadia. Ali era concluída mais uma fase importantíssima do Projeto Transamazônica. Chegar ao fim da Rodovia. Isso trouxe uma enorme sensação de dever cumprido. Ali ao lado do Porto de Lábrea, sentei no trapiche e tomei a mais saborosa cerveja da minha vida. Pra um lado apenas rio e Floresta até a longínqua Benjamin Constant na divisa com o Peru, para o outro lado, a temida Transamazônica que eu acabara de concluir.
Um brinde a vida!